background
Carregando página principal
Logomarca do ATardeFM mobileLupa de busca mobile
voltar a pagina anterior

Notícias

ABI lança a 5ª edição da Revista Memória da Imprensa neste sábado, 28

Vanessa Correia • 25/09/2024 - 8:46
Curtir

		ABI lança a 5ª edição da Revista Memória da Imprensa neste sábado, 28
Imagem: Reprodução

Associação Bahiana de Imprensa irá realizar o lançamento da quinta edição da Revista Memoria da Imprensa, com discussões e homenagens, a publicação busca eternizar histórias de grandes profissionais da imprensa baiana. Nesta edição, a revista trás entrevistas com Fernando Vita, Tasso Franco, Cristóvão Rodrigues, Heloísa Sampaio e Raimundo Machado, ensaios fotográficos e artigos sobre o combate a desinformação.

O evento é gratuito, e acontece neste sábado (28), a partir das 9h30, e faz parte das celebrações de 94 anos da ABI. A programação de lançamento contará com uma roda de conversa com os cinco entrevistados, além de um debate sobre a desinformação em tempos da inteligência artificial.

“Publicamos histórias de vidas fantásticas, através de pesquisas, entrevistas e isso nos consome muito tempo e energia criativa. Por que não fazermos o mesmo com jornalistas e radialistas, se sabemos das coisas incomuns, aventuras e perigos vividos por quem tem por ofício a dor e a delícia de contar histórias?”, contou Ernesto Marques, presidente da ABI.

Marques conta ainda que esta edição da revista é um convite para uma reflexão sobre o papel da imprensa no enfrentamento a desinformação, além de abordar os últimos acontecimentos do Brasil. “Fechamos a edição no auge do enfrentamento do Judiciário brasileiro contra empresas abertamente determinadas a se sobrepor aos estados nacionais. Ao mesmo tempo, o uso de ferramentas de inteligência artificial e o manejo solerte dos algoritmos transformam desinformação em negócio, assassinando reputações e virando o sistema eleitoral de ponta-cabeça”, declarou o presidente da ABI.

A publicação também oferece uma homenagem ao jornalista e escritor Jorge Ramos, falecido em abril deste ano, que atuou como professor de jornalismo da UFBA, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), e no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), além de outros tantos portais baianos.

Leia também ...